Cuidado da pele nas férias. Como cuidar das mãos durante o verão?

Por Cláudia Gusmão

Estão a tirar férias do cuidado da pele? É um erro! Quando partirem para as vossas tão merecidas férias de verão, devem levar convosco um conjunto apropriado de cosméticos que vos permitirão não só cuidar do cabelo e do corpo mas também da pele das mãos. Como cuidar das mãos durante o verão para manter o seu bom estado? Vamos descobrir! 

O sol pode ser traiçoeiro. Por um lado, é bom poder relaxar num rede e aproveitar o sol. Por outro lado, é fácil ficar com descolorações, irritação e até queimaduras solares. Da mesma maneira, o sal do mar e a água com cloro são prejudiciais e aceleram a secura da pele. Os banhos no mar ou na piscina podem ajudar-nos a refrescar e a relaxar, mas, ao mesmo tempo, enfraquecem o efeito protetor da camada hidrolipídica natural. Estamos perfeitamente conscientes deste facto.

No verão, focamo-nos principalmente na proteção do corpo e do cabelo e esquecemo-nos de uma parte do corpo que está mais exposta aos fatores prejudiciais – as mãos. Vamos ficar a saber como cuidar das nossas mãos no verão!

Quais as ameaças para a pele das mãos durante o verão?

Desprotegidas, desidratadas e expostas ao sol, à água e ao sal…o estado das nossas mãos pode ficar significativamente mais fraco. Como resultado:

  • a pele seca e fica áspera,
  • a pele fica irritada,
  • a pele tende a quebrar,
  • a pele fica excessivamente escamosa,
  • a pele fica baça e cinzenta.

Cuidado com as mãos – o básico

No verão, não podemos esquecer-nos dos procedimentos de cuidado comuns, ou seja, todas aquelas atividades que são repetidas ao longo do ano – nutrir as unhas e as cutículas, preencher e pintar as unhas. Devemos sempre andar com um creme de mãos connosco e usá-lo sempre que necessário. E devemos aplicar uma máscara uma vez por semana para proporcionar uma hidratação máxima à pele. Lembrem-se de que todas as atividades devem ser delicadas. A manicure deve ser feita com acessórios adequados e cosméticos o mais natural possível para ajudar as mãos em vez de as prejudicar.

Como cuidar das mão no verão?

Vamos apresentar cinco princípios que demonstram facilmente como cuidar das mãos no verão. Se seguirem estes princípios, as mãos vai manter seguramente uma hidratação adequada e ficarão sedosas, e o sol abrasador deixará de ser uma ameaça.

1. Lavem as mãos apenas com água fria.

De facto, a água morna contribui para a perda de humidade, pois promove a descamação da camada hidrolipídica protetora na superfície da pele. Portanto, o melhor será usar água fria, não só para evitar esta situação, como também para refrescar nos dias quentes de verão. É uma maneira fácil de refrescar rapidamente.

2. Utilizem um creme de mãos após cada lavagem. 

Até mesmo a água fria pode acelerar a secura das mãos, pelo que a base do cuidado está na aplicação diária do creme, mesmo durante o verão. No entanto, é importante escolher cremes de mãos com consistências mais leves e menos oleosas, que são absorvidas mais rapidamente, e não deixam uma sensação gordurosa nas mãos. A frescura é o aspeto mais importante do verão, e é por isso que um bom creme de verão deve possuir uma consistência de gel. É bom se for rico em vitaminas e minerais nutritivos e ureia, que mantém um nível de hidratação adequado.

3. Não se esqueçam de aplicar protetor solar nas mãos.

Temos disponíveis protetores solares cada vez melhores e utilizamos regularmente cremes com filtros UV. Infelizmente, as nossas mãos não usam as suas propriedades protetoras porque, após cada aplicação de um creme com filtro…lavamos as mãos com água corrente. E a verdade é que é completamente desnecessário. É importante esperar até que o protetor solar seja absorvido pela pele das mãos. Se tiver uma consistência demasiado oleosa, podemos comprar um creme de mãos com ingredientes com propriedades que protegem contra o sol.

4. Façam as unhas

O cuidado é uma coisa, mas a estética também é importante. No verão, podemos não ter tempo suficiente para pintar as unhas com regularidade, e estar com as mãos dentro de água acelera a destruição do verniz. Uma bos solução é fazer unhas de gel que são resistentes e fortalecem a unha. Podem ser feitas num salão de beleza, mas também podem investir numa lâmpada UV ou LED e realizar esse procedimento de manicure em casa.

5. Apliquem uma máscara caseira nas mãos.

De vez em quando (por exemplo, uma vez por semana), é importante usar algo mais forte do que apenas um creme de mãos comum. As loções já preparadas e as máscaras ou ampolas hidratantes e regenerativas encontram-se em todas as farmácias. Também podem preparar uma máscara caseira para as mãos! Experimentem usar batata esmagada com óleo de coco e azeite, ou com uma infusão de calêndula. Qualquer mistura de nutrientes pode ser aplicada nas mãos durante 20 minutos para deixar a pele nutrida e macia.

Um truque útil – acrescentem sal marinho ou sal castanho à máscara caseira para transformá-la num esfoliante de mãos nutritivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *