Como cuidar de pele seca?

A pele seca é fácil de identificar: é baça, áspera, fina e os vasos sanguíneos ficam visíveis. Depois de lavada, fica tensa e envelhece mais rápido do que a pele mista e oleosa. A sua condição é exacerbada pela limpeza e esfoliação frequentes. Então, como cuidar da pele seca e por que é que a pele fica seca em primeiro lugar? Que tipos de pele seca existem e quais são os erros mais comuns no seu cuidado?

Por que é que a pele fica seca?

A pele seca gera menos sebo do que é necessário, e é por isso que fica tensa. A consequência de uma quantidade de sebo insuficiente é a falta de lípidos, que são necessários para manter o nível de hidratação adequado e proteger devidamente a pele.

A pele seca é raramente uma características congénita, mas é algo que acontece e afeta principalmente as pessoas com pele clara. No entanto, é geralmente provocada por fatores externos como o frio, secura ou ar quente, radiação UV, cuidado inadequado ou toma de medicação, especialmente diuréticos, que regulam a pressão sanguínea e alteram consequentemente o equilíbrio de água na pele.

A pele seca pode ser o resultado de alterações hormonais. Por este motivo, ocorre em mulheres grávidas e durante a menopausa. É também característica das pessoas mais velhas, porque a pele produz cada vez menos lípidos com o passar dos anos.

Tipos de pele seca 

Existem pelo menos dois critérios que ajudam a distinguir a pele seca. O primeiro permite-nos determinar se a pele é  seca, muito seca ou seca e sensível. A pele seca revela-se pela sensação de firmeza, tensão e aspereza. A pele muito seca não só é firme, como também é fissurada e tende a descamar e a dar comichão. Se a pele for também sensível, a hiperatividade das fibras nervosas na epiderme deve ser adicionada a todos esses sintomas. Consequentemente, alguns ingredientes de cosméticos podem irritar a pele.

O outro critério determina se a pele é seca por falta de água ou de óleo. A pele que não tem óleo fica seca devido à reduzida secreção de óleo, enquanto a pele que não tem água fica seca devido a uma desordem na secreção de suor e falta de agentes hidratantes naturais.

Além disso, qualquer pele, independentemente do seu tipo, pode ficar seca quando exposta a ambientes com radiadores, aquecimento ou ar condicionado. Assim, o nível de humidade nos espaços interiores reduz abaixo dos 45%. Nesta situação, podem hidratar a pele com a ajuda de cosmético adequados ou humidificadores de ar especiais.

Como cuidar da pele seca?

A pele seca exige a utilização de cosméticos ricos e hidratantes. O creme hidratante complementará as deficiências dos fatores hidratantes naturais que conferem humidade e ligam-na ao estrato córneo da pele. Por sua vez, os cosméticos lubrificantes complementam o nível de lipídios e, como resultado, impedem a pele da perda subsequente de humidade.

A melhor solução para um creme de dia são os cremes indicados para pele desidratada. Uma vez que o sol não confere apenas um bronzeado bonito, mas também desidrata a pele, o produto deve conter um filtro solar com, no mínimo, FPS 15. Contudo, quanto aos cuidados noturnos, vale a pena optar por cremes nutritivos ricos em ceramidas, óleos vegetais, ureia ou emolientes. O creme de noite deve lubrificar, regenerar e nutrir a pele seca.

Além disso, os desmaquilhantes para pele seca não podem conter álcool, que pode irritar e desidratar ainda mais a pele. Desta forma, a melhor solução é utilizar leites de limpeza, emulsões, loções e tónicos indicados para pele seca. Naturalmente, a água micelar é também benéfica porque não perturba a camada protetora da epiderme. Além disso, é boa ideia esfoliar a pele com um peeling enzimático e aplicar uma máscara hidratante ou nutritiva pelo menos uma vez por semana.

Para cuidar de pele muito seca, o melhor será usar óleo de linhaça, que é hidratante, suavizante e deixa uma sensação agradável na superfície da pele. O óleo de linhaça pode ser adicionado ao vosso gel de banho favorito ou ao banho. Também podem aplicar na pele depois de tomar uma banho ou um duche. O óleo de linhaça é um elemento integral do cuidado da pele seca e atópica.

Os erros de cuidado da pele seca mais comuns 

O cuidado da pele seca exclui a utilização de alguns cosméticos e tratamentos.

Não é aconselhada a:

  • utilização de peelings mecânicos.
    Este tipo de cosméticos é eficaz para pele oleosa e mista, mas é demasiado invasivo para pele seca;
  • lavagem do rosto com água com cloro
    O cloro pode secar e irritar a pele. É, portanto, boa ideia ferver a água (e deixar arrefecer) antes de a usar para lavar o rosto;
  • lavagem do rosto com sabão
    O sabão retira da pele não só as impurezas como também o sebo (a pele seca tem pouco sebo). Além disso, fica desidratada e pode causar irritações;
  • passagem vigorosa de uma toalha na pele
    Esfregar a pele com uma toalha também elimina o sebo. Em vez disso, pressione gentilmente, mas com firmeza, a toalha contra o rosto e esperem até que absorva toda a água;
  • utilização inadequada de água termal
    A água termal é rica em minerais que reforçam os mecanismos de proteção naturais e reduzem o risco de irritação. No entanto, após a aplicação da água termal, é necessário secar a pele, por exemplo, com uma toalha de papel, pois, caso contrário, ela evapora e deixa a pele seca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *