Cosméticos à base de frutas e flores – ideais para a primavera e o verão

Com aroma a lavanda, frescura de maçã verde ou doçura de framboesa madura. Os cosméticos feitos de plantas e frutas são a melhor solução para a primavera e o verão. Quais as vantagens de usar cosméticos infundidos com extratos de frutas e flores? Confiram vocês mesmas! 

A natureza tem um vasto leque de soluções de tratamentos de beleza para nos oferecer. Basta optar por estas soluções em vez dos produtos sintéticos com cosméticos naturais à base de frutas e flores. Uma framboesa comum é capaz de oferecer uma beleza concentrada! Basta saber as propriedades dos ingredientes e ajustá-las às nossas necessidades.

Os cosméticos à base de plantas e flores são especialmente valiosos durante o verão. O seu aroma agradável é um fator positivo. Além disso, proporciona uma frescura adequada e cuidado de excelência. Sabem que propriedades se escondem nas belas pétalas de flores e na polpa suculenta da fruta?

FLORES EM COSMÉTICOS

  • Rosa – evoca as memórias e fragrâncias mais bonitas, razão pela qual é muitas vezes usada em cosméticos. Surge muitas vezes na forma de óleo de rosas produzido a partir das pétalas desta flor ou água de rosas que resulta da destilação das pétalas. Ambas as formas são usadas para diferentes finalidades. O óleo de rosas é hipoalergénico. Possui propriedades antisséticas, anti-inflamatórias e suavizantes, pelo que é recomendado para pele sensível e capilar. A água de rosas apresenta propriedades semelhantes – também melhor a cor e a tonalidade da pele. Em geral, os cosméticos com rosa são uma ótima opção para evitar o processo de envelhecimento – suavizam as rugas, reafirmam a pele, etc.
  • Nenúfar – associado à inocência e pureza. É bem verdade, pois mesmo quando é incluído em cosméticos, o extrato de flores e sementes de nenúfar possui um efeito rejuvenescedor e embelezador. Os cremes infundidos com nenúfar deixam a pele perfeitamente hidratada, elástica e suavizada. Curiosamente, é mais eficaz quando combinado com extrato de bambu, graças ao qual estimula a renovação celular, refresca, ilumina e regenera. Este dua encontra-se maioritariamente em géis de banho, bálsamos corporais ou cremes de rosto.
  • Lavanda – surge no final do verão e é um toque agradável no final desta estação. Possui uma fragrância intensa que relaxa de forma agradável, embora algumas pessoas considerem ser demasiado característica. Todas as pessoas que não têm problemas com este aroma devem utilizar cosméticos com lavanda. Porquê? Porque possui propriedades antisséticas, suaviza irritações, estimula a regeneração da pele, tonifica e limpa. As pequenas flores de lavanda possuem uma ampla gama de propriedades, pelo que suavizam as pequenas rugas de expressão e ajudam a hidratar a pele adequadamente.
  • Camomila – um ingrediente cosmético da fronteira entre ervas e flores que é voluntariamente adicionado aos cosméticos, apesar de ser comum. Esta flor familiar cresce nos campos e, depois de colhida, pode ser incluída em produtos de tratamento em duas versões: como óleo de camomila ou extrato de camomila. Ambas aliviam irritações e suavizam a pele. Além disso, as suas propriedades de aumento de brilho são muitas vezes apreciadas. Com a ajuda da camomila, reduzimos os bronzeados demasiado intensos e clareamos o cabelo de forma natural.
  • Lilás – uma planta que floresce em maio e cujas cores são bonitas, o aroma é maravilhoso e as flores acumulam-se em cachos. Está raramente presente em cosméticos porque é muito difícil extrair óleo de lilás. Costuma ser adicionado a produtos de luxo, como perfumes. Os cosméticos com lilás têm um aroma cativante, mas também possuem propriedades práticas: reduzem a seborreia, ajudam a combater a acne, minimizam as olheiras e as bolsas sob os olhos.

FRUTAS NOS COSMÉTICOS

  • Framboesas – presente com mais frequência na forma de óleo de semente de framboesa, embora também seja possível usar a fruta fresca para fazer uma máscara caseira. Os cosméticos com framboesas nutrem e regeneram a pele em profundidade, assim como exibem atividade de combate aos radicais livres. Reduzem os pontos negros e as imperfeições, retardam os processos de envelhecimento e restauram o brilho da pele. O óleo de semente de framboesa é recomendado para o cuidado abrangente das mulheres grávidas devido às suas ótimas propriedades, e, ao mesmo tempo, é seguro e delicado. As framboesas ajuda a obter uma tez perfeita, pele e cabelo bonitos.
  • Groselhas – frutas discretas que crescem em pequenos cachos em arbustos baixos que apresentam também propriedades interessantes. São ricas em antioxidantes e vitaminas valiosas. As groselhas vermelhas são particularmente recomendadas para proporcionar cuidado e satisfazer as necessidades das peles maduras. Os cosméticos com groselhas suavizam e reafirmam a pele, ou seja, fazem de tudo para manter a pele jovem o máximo de tempo possível. Deixam a pele elástica e perfeitamente hidratada.
  • Morangos – em vez de fazer um batido, vale a pena incluir este fruto numa máscara facial ou capilar. Os morangos contêm muitas vitaminas e ingredientes que inibem o crescimento de bactérias. Não admira que se adicione extrato de morango em géis de banho, cremes e produtos capilares. Os morangos reduzem a secreção de sebo, reduzindo a oleosidade da pele. Além disso, removem descolorações e aceleram a regeneração. Os cosméticos infundidos com morango são ideais para o cuidado de cabelo seco e sem brilho, que fica mais nutrido e brilhante.
  • Citrinos – sensacionais no verão, especialmente quando precisamos de regeneração. As suas fragrâncias energizantes e refrescantes encontram-se em muitos cosméticos para as estações da primavera e verão. Mas o aroma não é a única propriedade positiva dos citrinos. O limão é rico em vitamina C, que ilumina a pele e fortalece os vasos sanguíneos frágeis. É um ingrediente rejuvenescedor porque estimula a produção de colagénio. Portanto, os cosméticos com citrinos são recomendados não só para refrescar mas também para rejuvenescer a embelezar a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *