O pepino é constituído maioritariamente por água. Contém substâncias miraculosas que ajudam no cuidado diário da pele? Sim, claro! Fiquem a conhecer os benefícios de incluir pepino na vossa batalha caseira para ter uma pele e cabelo deslumbrantes. Preparem um SPA de pepino em casa e sintam a frescura na vossa pele.
Devem lembrar-se de aprender nas aulas de biologia que o pepino é constituído por 95% de água. No entanto, através da nossa experiência culinária, sabemos que este é um vegetal bastante saboroso. Nada indica que o pepino seja útil nos cuidados diários. Felizmente, alguém teve a ideia de usar as propriedades refrescantes do pepino nos cosméticos. O que sabemos sobre isto hoje?
O que contém o pepino?
Querem saber por que vale a pena incluir o pepino no cuidado diário? Este vegetal discreto inclui muitos nutrientes interessantes – sais minerais, vitaminas A, B, C e E, ácidos orgânicos e enzimas úteis. O pepino possui propriedades de iluminação devido ao teor elevado de ascorbato. Também contém enxofre, o ingrediente perfeito para o cuidado da pele oleosa e com tendência a ganhar acne, pois é bactericida e fungicida. E tudo isto, dissolvido em água, forma um hidrolato natural e um ótimo tónico.
Propriedades cosméticas do pepino
Uma vez que o pepino contém muitos nutrientes e, ao contrário do que as pessoas possam dizer, não é constituído apenas por água, este ingrediente é muitas vezes incluído encontrado em cosméticos. O extrato de pepino é um dos ingredientes mais populares de cremes faciais, tónicos, sprays e máscaras. Como funciona?
- É constituído maioritariamente por água, pelo que é hidratante.
- Tem o mesmo pH da nossa pele, por isso funciona como um tónico.
- Proporciona alívio, suaviza irritações e refresca.
- Contém ingredientes que iluminam a pele e melhoram a sua cor.
- Reduz as olheiras e o inchaço dos olhos.
- Limita a oleosidade da pele e equilibra a ação das glândulas.
Cosméticos com teor de pepino
São refrescantes e têm um efeito benéfico na saúde da nossa pele, além de serem adequados para qualquer tipo de pele (oleosa, seca, acneica, sensíveis, maduras, com capilares dilatados). Não admira que os cosméticos com pepino sejam cada vez mais populares. Existem duas opções: podemos comprar um produto já preparado, no qual o pepino é acompanhado por ingredientes conservantes, corantes artificiais e fragrâncias, ou fabricamos os nossos próprios cosméticos. Para muitas pessoas, a segunda opção parece ser bastante mais tentadora. Que tipos de cosméticos à base de pepino podem ser criados no conforto da nossa casa?
Façam vocês mesmas: loção de pepino para o couro cabeludo
Espremam meio copo de sumo de pepino. Temperem com uma colher de chá do vosso óleos natural favorito. Pode ser óleo de argão, óleo de amêndoas doces e óleo de grainha de uva. Também podem usar azeite. Na verdade, qualquer óleo serve, desde que seja extraído a frio e não refinado (apresenta melhor valor nutricional). Uma vez que é uma loção para couro cabeludo, é suposto ajudar, por exemplo, a combater a queda de cabelo. Vale a pena infundir com óleo de rícino ou óleo de semente de rábano, que é menos conhecido, mas possui propriedades semelhantes e uma consistência mais leve. Combinem todos os ingredientes e coloquem num frasco com atomizador confortável. Utilizem a loção de pepino regularmente, por exemplo após cada lavagem do cabelo, e não se esqueçam de a esfregar na pele. Os cosméticos à base de pepino são muito leves e não sobrecarregam o cabelo, pelo que podem usá-los diariamente. Graças a este tipo de cosmético, o cabelo fica mais bem hidratado, macio e solto, e o couro cabeludo fica menos irritado. Os bulbos ficam reforçados e a queda de cabelo é inibida.
Façam vocês mesmas: máscara facial de pepino
Também podem usar pepino para fazer a vossa própria máscara facial. Neste caso, podem usar não só sumo de pepino, como também toda a sua polpa e casca. Misturem até formar uma massa macia. O pepino em si proporciona alívio, hidrata e ilumina a pele, e é por isso que é muitas vezes para combater as olheiras. De vez em quando, vale a pena aplicar algo mais rico, especialmente uma vez que a máscara facial de pepino é fácil de preparar. O pepino pode ser misturado com argila verde (para pele propensa a ganhar acne) ou argila branca (para pele mista). Bastar limpar a pele e remover o excesso de sebo, reafirmá-la e suavizá-la. Mas também podemos acrescentar um conjunto completamente diferente de ingredientes ao pepino – um raminho de sálvia fresca, uma colher de chá de fermento fresco e uma colher de chá de carvão ativado. Depois de estar tudo misturado, obtemos uma máscara caseira de limpeza intensa, tonificante e antioxidante. É claro que vale lembrar que essas não são as únicas combinações de ingredientes. Os pepinos podem ser misturados com uma ampla variedade de ingredientes, como iogurte, mel, óleos, etc.
Façam vocês mesmas: esfoliante de pepino e hortelã
Não é difícil fazer um esfoliante, mas encontrar a receita certa para fazer um esfoliante capaz de refrescar a pele e adequado para o verão é mais complicado. Um dos cosméticos caseiros mais populares é o esfoliante refrescante de pepino e hortelã, porque tanto o pepino como a hortelã proporcionam relaxamento. Como preparar um esfoliante de pepino? Ralem o vegetal, acrescentem hortelã finamente picada e casca de limão. Acrescentem também algumas gotas de óleo de amêndoas doces, que apresenta propriedades condicionadoras. No que toca ao ingrediente esfoliante, podem optar por sal marinho, que funciona bem com o pepino e a hortelã fresca. O aroma refrescante deste peeling e o alívio que proporciona à pele queimada do sol é a melhor confirmação de que o produto deve ser testado. O esfoliante de pepino suaviza a pele, melhora a microcirculação e possui um leve efeito anticelulite.
Deixe um comentário