DIY (faça você mesmo) – Sabão Orgânico

Por Cláudia Gusmão

Sabia que sabão é muito fácil de fazer? Estamos à vontade para pagar grandes quantias de dinheiro em sabões “exuberantes” só porque são espantosamente pequenos e vêm em cores vibrantes. Provavelmente não sabe que o sabão que compra nas lojas tem muitos ingredientes prejudiciais como parabenos e espumantes (SLS-Sodium Lauryl Sulphate). Se quiser, pode fazer o seu próprio sabão e sabe que será completamente natural e seguro para a sua pele. Ao moderar os ingredientes, pode mudar o cheiro, a textura e as propriedades deste produto básico de cuidados de pele. Continue a ler para saber como criar o seu próprio sabão, personalizado e orgânico.

soapkozmetikaibolt

O que e que precisa?
Se gostaria de criar um sabão fantástico, vai ter de sacrificar a sua cozinha por uma noite e transforma-la num laboratório. As ferramentas que vai precisar são: duas panelas, um recipiente de vidro, uma colher grande e metálica, balançam, luvas de latex grossas e óculos de protecção e um molde de silicone.
Para fazer 1kg de sabão vai precisar de:
500g de Cara de Abelha
300g de Óleo de coco/soja/azeite
200g Óleo de amêndoa doce
175g de lixivia (pode comprar em qualquer drogaria, mas tenha cuidado em usar)
375g de água fria filtrada
7-10 ml de óleos essências a sua escolha
Ervas, para tornar a textura mais interessante.

Como começar?
A base do sabão vai ser a cera de abelha. Pode experimentar com a quantidade, pois vai ser responsável basicamente pela consistência do sabão. Quanto mais cera adicionar, mais firme fica o sabão. A cera de abelha também torna o cheiro do sabão mais profundo e intenso. Adicionalmente, não seca a pele e é suave ao toque. No processo de fazer o sabão, a cera de abelha é a base e as propriedades do sabão vão depender principalmente dos ingredientes adicionais. Derreta a cera numa das panelas. Use a outra para a água e lixivia. Infelizmente, todos os sabões contém lixívia. É uma substancia extremamente perigosa que dissolve todo o que seja de origem orgânica. Produtores de sabão usam-na como catalisador de todo o processo – os óleos misturam-se mais eficazmente. Por isso, deve compreender que se pretende usar estes ingredientes deve tomar todas as precauções necessárias. A lixívia deve ser dissolvida num contentor de plástico ou vidro e terá de usar luvas de latex e máscara para se proteger dos potenciais fumos.

Organické Mydlo

Primeiro, despeje a água no contentor e depois despeje um pouco de lixivia. Se não se sente confortável a usar lixivia, pode simplesmente passar este passo. Aqueça a cera de abelha ao ponto de derreter. Não ponha a temperatura muito alta pois pode transformar a cera e os seus óleos na sua forma Trans. Depois misture-a com qualquer óleo da sua preferência. Os óleos mais populares usados em sabões orgânicos são o azeite, óleo de coco ou óleo de soja. Pode usar a sua varinha para misturar bem. Mesmo no fim, pode adicionar o óleo que quiser. Pode criar um sabão de melancia ou pode ir por um caminho mais conservador e escolher óleo de lavanda. Para tornar a fragrância mais intensa, pode misturar dois ou três óleos diferentes. A maioria dos sabões tem um toque cítrico, que associamos a frescura.

Quando a fórmula estiver preparada, deite no molde. Depende de si escolher a forma do sabão. Pode usar mini meias esferas de silicone para criar um pequeno sabão redondo. O próximo passo é muito fácil e não requer muita atenção. O sabão tem de ser deixado num lugar seco durante cerca de dois dias para endurecer.

Esta é provavelmente a receita mais fácil, que pode ser feita em casa. Se não está convencida em deixar o sabão comercial, deve saber que eles têm duas vezes mais ingredientes que os sabões naturais. De facto, a maioria dos sabões que usamos hoje não se podem chamar sabões. Se verificar o rótulo vai verificar que eles se chamam Syndets (abreviatura para Detergente Sintético). No sentido de o sabão se chamar “o sabão” deve conter glicerina. As grandes empresas removeram este ingrediente e colocaram loções e cremes que vendem melhor que os “sabões”. Da próxima vez que quiser lavar a sua cara com um bom produto, assegure-se que diz “sabão” na embalagem.

Detalhes

Etiquetas:, ,
Categoria: Beleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *